Total de visualizações de página

899

domingo, 31 de outubro de 2010

FOLCLORE!!



O conhecimento cultural é um aspecto muito importante para o progresso de nosso ensino, para que os alunos formem e valorizem sua identidade nacional, isto também serve como uma tentativa para a eliminação de discriminações criadas por algumas diferenças; outro ponto fundamental que deve ser atingindo junto aos nossos estudantes é o conhecimento de diferentes tipologias textuais. Uma maneira bem eficaz para conseguirmos desenvolver tudo isso é através de um trabalho feito envolvendo o folclore brasileiro, pois a riqueza cultural de nosso país é intensa e diversificada.
“Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturaiscomo meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinêmcia ao país.” ( PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – terceiro e quarto ciclos – Língua Portuguesa, pg.7)
Por isso escolhi este tema para a feitura de meu projeto, pensando no progresso dos alunos. Durante a aplicação resgatei e fiz com que eles também resgatassem as manifestações culturais populares, vivenciando-as e valorizando-as, assim analisamos, pesquisamos, interpretamos, lemos e discutimos e fizemos produções textuais a respeito do assunto, isto resultou também no desenvolvimento da criatividade.
Também foi extremamente importante destacar que tais manifestações culturais populares sobreviveram e ainda sobrevivem à globalização, a evolução industrial e que apesar de tudo isso precisamos manter alguns valores os quais acreditamos, herdados pela nossa cultura, tais como: solidariedade, afeto, respeito, ou seja, nossa identidade.
Como o folclore é riquíssimo procurei trabalhar o que é mais relevante para a vida dos aluno, dentre as atividades estavam: pesquisas, criação e interpretação de receitas, expressão oral, leitura, dramatizações, entrevista, artesanato, exposições de poesias, interpretação oral e através de desenhos de parlendas, ditados populares, simpatias e Para-choques de Caminhão e festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário