Total de visualizações de página

900

domingo, 31 de outubro de 2010

MPB NA SALA DE AULA!!!



Temos que enfatizar que a nossa cultura musical é diversificada, pois possuímos muitas influências de outros povos que formam, a partir de então a nossa, temos os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas européias, como também os cantos indígenas e os sons tribais, mais tarde então surgem o choro e o chorinho, as danças de salão, as marchinhas e com elas a inesquecível Chiquinha Gonzaga: “Ô Abre Alas, Que eu quero passar, Eu sou da Lira, Não posso negar...” (Composição: Chiquinha Gonzaga).
Mais tarde então surge o samba, a capoeira e com tais ritmos alguns artistas destacáveis como Pixinguinha, Ary Barroso, Dorival Caymmi, dentre outros.
A historiedade musical de nosso país será importante para que os alunos participantes percebam que nas diferentes fases, a música reflete a realidade da época em que os escritores viveram e a importância destas no cenário social e cultural brasileiro.
Além de tudo isto, sabemos que a música desperta emoções, sentimentos, de acordo com a capacidade de entendimento do aluno, de uma maneira prazerosa, que despertará o interesse dos mesmos para a aula, aliás, podemos assim dizer que a música deveria ser um ponto obrigatório nas nossas instituições escolares, ainda mais para os nossos educandos que estão tão carentes de sentimentalidade.
Contudo, aprimora o raciocínio, equilibra o metabolismo, a receptividade sensorial, diminui a fadiga e principalmente estimula a alegria, facilitando assim a socialização do aluno.
A música é um instrumento que não é lembrado, mas que deveria ser utilizado nas nossas escolas como um facilitador da aprendizagem, tudo isso para que o aluno se sinta motivado e desenvolva várias competências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário